imageSempre me intrigou como é que uma estação podia ser tão deslumbrante. Local de passagem corrida, sem que seja possível respirar cada pormenor. Foi essa curiosidade que me levou a saber mais da sua história, o que me despertou uma vontade imensa de lá voltar mais uma vez. Desta vez parei, vi, olhei e questionei, o que seria este local antes de ser um terminal de passageiros e cargas? Terá sido sempre uma estação? Não, na verdade a estação foi construída na zona do antigo edifício do Convento de Ave-Maria.

Antigo convento Ave Maria
Antigo convento Ave Maria
image
Azulejos da Estação

 

 

A necessidade de uma estação no coração da cidade era iminente pois os 3 grandes pontos do centro mercantil (rio Douro, Alfândega e Campanhã) eram ligados por carros de bois e carroças, condições bastante rudimentares.

 

 

image
Douro – Minho

Foi no 1º de Maio de 1915 que finalmente inaugurou-se a Estação Central do Porto, destinada a ser o orgulho da invicta. Hoje lugar de visita, museu de azulejos e um conto da História de Portugal e da evolução dos transportes. No entanto, foi a 7 de Novembro de 1896 que chegou o primeiro comboio à conhecida Estação de S. Bento.

Curiosidade: A Estação de S. Bento, foi considerada em 2011, pela revista norte-americana “Travel and Leisure” como uma das 14 mais belas estações ferroviárias do mundo!

DEIXA UM COMENTÁRIO